terça-feira, 4 de março de 2008

Bombinha e Bombado


Não pense que é a mais nova dupla sertaneja que esta fazendo sucesso nas vendagens de disco em todo o Brasil. Nem o último lançamento dos desenhos animados de Hanna & Barbera.
Mas, estamos nos referindo a palavra da moda no momento: - doping.

Uma substância muito usada pelos atletas de provas de explosão, como o 100 metros rasos, é a efedrina, considerada pelo COI - Comitê Olímpico Internacional, como estimulante. Por dois anos, de 1997 a 1999, HALLER e BENOWITZ (2000), estudaram um grupo de 140 usuários da efedrina que apresentaram complicações severas, com efeitos colaterais como: infarto do miocárdio, derrame, convulsão, psicose, arritmias e morte.

Esta registrado na memória de muita gente, o caso do canadense Ben Johnson – “o bombado” e, da norte-americana Florence Griffith-Joyner – “a bombinha”, vencedores dos 100 metros nos Jogos Olímpicos de Seul na Coréia em 1988. Ambos eram considerados os atletas mais velozes do mundo. Pareciam bonecos infláveis, pela ostentação dos músculos. Após se retirar das competições, Griffith-Joyner, tentou se preparar para uma maratona (42.195 metros), mas, aos 38 anos, falecia.

Na primeira página do semanário brasileiro em língua alemã “Brasil-Post”, no artigo “Esporte e Doping”, o jornalista alemão e corredor de maratonas, Eckhard Kupfer, declarou: - “talvez as comissões esportivas deveriam pensar em agir como há décadas, quando a situação do amadorismo se tornou incontrolável. Competições, campeonatos e padrões de recordes deveriam ser separados por atletas dopados, e não dopados. Quem sabe assim chegaríamos perto da realidade”.

O que garante o sucesso de um atleta de alto nível é sua dedicação, persistência, disciplina e muito treino.

6h18 da manhã. Quarto dia de março de 2008. Parque do Ibirapuera em São Paulo. Durante a rodagem no gramado estava nítido o efeito do interval-training realizado no dia anterior. O corpo dolorido, daí a necessidade de se fazer o treino no dia seguinte – descontraído. Sem se preocupar com o tempo. Completamos 695 quilômetros nos sessenta quatro dias do ano. A média esta em 10,8 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.755 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

Não cliquem no links acima. Vírus a vista!