sexta-feira, 7 de março de 2008

Chapéu


A palavra chapéu tem origem no latim “cappa” ou “capucho” e significa peça usada para cobrir a cabeça. No Egito antigo (4.000 antes de Cristo), já usavam faixas para prender o cabelo e proteger a cabeça.

Foi a coqueluche dos anos 50, 60. Reis, rainhas, presidentes, poetas, compositores, todos ao seu estilo, usavam. Não esta em desuso, ao contrário, é possível usa-los em ocasiões especiais. O boné é usado por esportivas, cantores de hip-hop.

Em breve será lançado o filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, estrelado pelo ator norte-americano Harrison Ford, 65; quem não se lembra das perseguições, saltos, quedas em precipícios do personagem – sem deixar cair o chapéu?

Mas que o isso tem haver com o atletismo?

“Levar um chapéu” é uma expressão usada quando um corredor coloca uma volta de vantagem na pista em outro atleta.

Não é um demérito. Levar um chapéu de um grande atleta significa que você esta em excelente forma física.

No programa do Raul Gil, existe o quadro “tirar o chapéu” como um ato de reverenciar alguém pelas suas qualidades ou conquistas.

Hoje tiro o chapéu para o meu amigo Carlos Cavalcante que completa meio século. Como ele mesmo diz “bem vivido”. De garoto pobre na cidade de São Bernardo ao grande atleta campeão e recordista brasileiro do salto com vara nos anos 70/80 e também a repórter internacional merecedor de vários prêmios. Estréia em breve no SBT.

6h36 da manhã. Sétimo dia de março de 2008. Pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães no Ibirapuera em São Paulo. 3.000 metros de wind-sprint. O objetivo deste exercício é melhorar a velocidade e a resistência ao esforço contínuo. Possibilita ao praticante energia, força mental para se auto-superar em competições. São 100 metros em ritmo forte na reta, alternando com 100 metros de soltura na curva. Chegamos a marca dos 728 quilômetros nos sessenta e sete dias do ano. A média esta em 10,8 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.788 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

2 comentários:

Anônimo disse...

W),o Carlos Cavalcante além de competente, tem um humor fora de série que põe "prá cima" muita gente! Parabéns a ele!

Jacke Gense disse...

Parabéns ao simpático e bem humorado Carlos Cavalcante!