terça-feira, 25 de março de 2008

Duro no treino, fácil na prova!


Assim dizia o tcheco Emil Zatopek, campeão da São Silvestre em 1953, medalha de ouro nos 5, 10 mil metros e na maratona nos Jogos Olímpicos de Helsinque na Finlândia em 1956, sendo o único atleta na história a vencer as três provas em uma mesma olimpíada, além de ser o recordista mundial em mais de vinte ocasiões.

Muita coisa mudou nos últimos 30 anos no que diz respeito à tecnologia como auxílio ao treinamento e competições. Mas a essência dos resultados nas provas é baseada nos princípios naturais: - do treinamento diário com volumes de treino em locais que favoreçam o aumento da taxa de hemoglobina (glóbulos vermelhos) responsável pelo transporte de oxigênio e conseqüentemente maior energia e desempenho nas provas de longa duração; além do treino técnico em pista de atletismo para aprimorar a resistência a velocidade.

Quando um atleta apresenta péssimos resultados em competições é porque ele não realizou sua preparação de forma inteligente, organizada, planejada e de acordo com suas características.
Se você se enquadra neste perfil tem que redefinir melhor a sua estratégia na preparação.
Jamais, vá para uma prova de longa distância, sem estar devidamente autorizado pelo seu médico, ou mesmo, não tenha passado por exames médicos anteriores.
Não corra o risco de ficar pelo caminho, ou mesmo chegar ao final – literalmente morto.

6h26 da manhã. Vigésimo quinto dia de março de 2008. Parque do Ibirapuera, São Paulo. Dia de treino de descontração no gramado para se preparar para o teste dos 3.000 metros. Ainda são perceptíveis as dores musculares após o Kundalini Yoga e o treino nas montanhas da Serra da Cantareira em Mairiporã no último sábado. Foram 201 minutos ininterruptos de treino. Se nós que treinamos diariamente, sentimos as dores, o que dirá os menos preparados? Alguns chegam até sentir febre. Mas não se preocupem, é uma reação normal do organismo. Basta descansar e estará pronto para outra. Chegamos a marca dos 919 quilômetros nos oitenta e cinco dias do ano. A média esta em 10,8 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.984 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: