sábado, 22 de março de 2008

Lua Cheia. Montanha. Sol.


Combinação perfeita para a prática do Kundalini Yoga. Antes de o nosso grupo chegar no topo da serra, fomos recepcionados por um imenso gavião. Nunca tinha visto uma espécie viva dessa dimensão. Um ótimo presságio, pois o melhor estava por vir. Conduzidos pela professora Mônica Peralta que faz o curso de formação de instrutora de Kundalini Yoga com a mestra Subagh Kaur Khalsa no 3 HO Brasil, tivemos a oportunidade de conhecer este seguimento do Yoga.

Subagh Kaur Khalsa, nos aguardava na sala de prática. Com sabedoria e a paciência de um mestre, nos explicou qual seria o objetivo da aula de Kundalini Yoga. Iniciamos com um pré-aquecimento conduzido por seu filho. A seguir Subagh conduz o grupo entoando um mantra. Realizamos uma seqüência de kriyas, que são exercícios de captação de energia através da respiração. Asanas, posturas específicas na posição sentada com as pernas cruzadas e os braços elevados, utilizando os mudras, que são posturas das mãos.

No decorrer da aula destinada para o nosso grupo de corredores, Subagh explicava que o “prana” é a energia vital e a prática do Kundalini Yoga estimula a circulação dessa energia, restaurando e equilibrando o organismo. Ela também enfatizou que se tivermos um bom alinhamento da coluna, podemos permanecer por muitos anos saudáveis. Que o diga a dona Mítico Natakani, 75, campeã do mundo da maratona, que não viajou no feriado com seus familiares para participar desse encontro. Nas palavras da Mítico “tenho muito que melhorar, por isso vim aqui na Serra da Cantareira praticar o Kundalini Yoga com a Sugagh”.

A Kundalini Yoga, foi levada ao ocidente pelo mestre indiano Yogi Bhajan em 1968. Ele fundou o 3HO, Organização Feliz, Saudável e Sagrado. Guru Sewak Singh e Subagh Kaur Khalsa, discípulos de Yogi Bhajan em Los Angeles nos Estados Unidos, foram abençoados pelo mestre para criar o 3 HO Instituto de Yoga no Brasil em 1986. Subagh Kaur Khalsa que é formada em Sociologia pela Universidade Misericórdia na Pensilvânia, EUA, tem como missão ensinar a prática e filosofia do Kundalini Yoga pelo mundo nos últimos 28 anos. Estudou herbologia, aromaterapia, florais de Bach, massagem, rejuvenescimento facial e cozinha vegetariana nos Estados Unidos, é a atual diretora do 3 HO do Brasil (http://www.3hobrasil.com.br/)
Ao término da aula, como uma benção, Subagh ensinou ao grupo de corredores a entoar o mantra “que o eterno Sol te ilumine, todo o amor te rodeia, e a luz pura interior, guia teu caminho’”.

7h20 da manhã. Vigésimo segundo dia de março de 2008. Serra da Cantareira, Mairiporã, São Paulo. 102 minutos de prática do Kundaline Yoga. 99 minutos de corrida no Alto da Serra. Haja fôlego! Para se recuperar, nada melhor do que beber a água da fonte e um banquete de alimentos naturais preparados com muito carinho pela mestra Subagh que nos aguardava para a celebração. Chegamos a marca dos 889 quilômetros nos oitenta e dois dias do ano. A média esta em 10,8 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.954 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: