quarta-feira, 5 de março de 2008

Disciplina o segredo do sucesso.


Correr uma prova bem é fácil!

Basta apenas treinar certo, com objetivo!

Manter a regularidade ao longo dos anos – só com disciplina, determinação e entusiasmo.
No atletismo não existe milagre, o que você realizou nos treinos, desempenhará na prova.
Até o momento já participei de 65 competições de 21 quilômetros, sendo as últimas dezoito provas internacionais igual ou abaixo de 1h30.

Mas nem sempre foi festa.

A primeira a gente nunca esquece, ainda mais por ser traumática.

Há vinte e cinco anos (1983), estreava na Meia Maratona de Itapira que era uma das principais corridas do Estado de São Paulo, assim como a Meia Maratona da Independência da Gazeta Esportiva. A prova reunia os principais atletas do Brasil.

No início dos anos 80, poucos se aventuravam em corridas longas, ainda mais um ex-velocista como eu, que não corria provas acima dos 400 metros rasos. Não mais do que cem atletas só “os feras” se perfilaram a linha de largada, dentro do Estádio Municipal de Itapira. O percurso era no meio do canavial. Quem saia vivo – era um vencedor.

O Edson Bergara, atleta da CORPORE/Bradesco, que era treinado por mim, foi o campeão com 1h10min. Eu, o último colocado, uma hora depois – com muitas câimbras.
Na época, não existia marcação por quilometro, postos de hidratação, e nem passava na cabeça que um dia poderia existir um tal “chip” que faria tudo. Premiação, só para os 10 primeiros no geral masculino.

No ano de 1998, no Circuito Speed Steek (avenida 23 de maio, Sumaré, Pacaembu) completava o percurso de muitas subidas em 1h29 (primeira vez abaixo da 1h30). Em 1999 no Rio de Janeiro, estabelecia o melhor resultado no percurso em 1h28. No mesmo ano, na estréia na Meia Maratona de Buenos Aires, completava em 1h26. Na Meia Maratona mais famosa do mundo, a de Lisboa, Portugal, estreava com 1h27. No ano seguinte (2004), estabelecia o meu personal best em Buenos Aires (1h22).

Porém a mais importante foi à última, na cidade de Santiago do Chile, realizada no domingo de nove de abril de 2006, onde conquistei a segunda colocação na categoria de 45/49 anos, com o tempo de 1h28. Apesar de ser uma prova atípica, onde corremos praticamente dezenove quilômetros de subidas.

Como já dizia o escritor francês Honoré de Balzac "o homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo".

Busque novos desafios. Acredite sempre no sucesso.

6h31 da manhã. Quinto dia de março de 2008. Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, pista de atletismo, São Paulo. Primeiro treino fracionado de 1.000 metros do ano, para ritmo preestabelecido. Ultrapassamos a marca dos 705 quilômetros nos sessenta e cinco dias do ano. A média esta em 10,8 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.765 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Juliana disse...

Wanderlei,
Sempre tive uma grande dificuldade com esta palavra disciplina, principalmente no quando se trata do assunto atividades físicas, eu mais falava do que fazia.
Hoje quarta-feira 05 de Março, completei com a RFL meu 16o treino, e nestes 16 dias tive que exercitar muito o meu corpo e a minha disciplina.
Disciplina para acordar as 04:40 da manhã( eu nunca cogitei fazer isso na minha vida, disciplina para deixar meu material arrumado no dia anterior, disciplina para fazer e tomar o suco antioxidante e a vitamina energética, disciplina para melhorar minha alimentação, disciplina para seguir minha planilha, disciplina para perceber o meu corpo, as coisas e principalmente pessoas ao meu redor.
Nestes 16 dias exercitando corpo e disciplina já pude aprender um pouquinho, sei que é um longo caminho a ser percorrido com paciência, persistência e principalmente disciplina.
Um abraço,
Juliana Jeminez