sexta-feira, 14 de março de 2008

Técnico. É Técnico!


O verdadeiro técnico planeja, estuda, participa, pratica.

Esta sempre ao lado de seus atletas, orientando, aconselhando, motivando.

O verdadeiro técnico, você nunca irá encontra-lo, pois é ele que vai ao seu encontro.

Ele tem o poder de transformar ferro em ouro, é um alquimista.

O verdadeiro técnico sabe cobrar, exigir, tirar o máximo de você.

Sem você perceber e achar o máximo em poder fazer o que ele pede.

O verdadeiro técnico se confunde no meio dos atletas.

É discreto, fala pouco.

Seus gestos são comedidos, pensados.

O verdadeiro técnico sabe o que faz para seus atletas.

É paciente. Porque sabe onde quer chegar.

O verdadeiro técnico irá lapidá-lo e transforma-lo no mais puro diamante.

Realizar seus sonhos. Isto não tem preço.

O Élson Miranda de Souza, 43 anos, técnico do Clube de Atletismo BM&F é o responsável pela evolução do salto com vara no Brasil. É só ver os resultados de seus atletas, principalmente da Fabiana Muher. Miranda foi e é atleta. Em um treino especial ou competição é confundido com os participantes. Ele soube transformar uma modalidade desprestigiada em nosso país no principal destaque do atletismo internacional.

Miguel de Oliveira, quem não se lembra. Campeão Mundial de boxe em 1975 na categoria meio-médio-ligeiros. Hoje aos 60 anos, é um verdadeiro técnico e atleta. Transformou a sérviamontenegro Duda Yankovich em campeã mundial de boxe. Oliveira treina diariamente com seus pupilos e ainda é capaz de coloca-los na lona. Entre uma luta e outra é maratonista. Já correu a Maratona de Nova York.

Agora é fácil achar um treinador.

Basta olhar a sua camiseta estampada em letras maiúsculas “TREINADOR” ou escutar os “gritos histéricos” no meio do grupo. Tudo para se autopromover. Ele é o primeiro a correr atrás de um aluno, prometer resultados miraculosos. A qualquer preço.

Para o verdadeiro técnico, são os resultados de seus atletas que deve aparecer.

Pensamento oriental: “não existe um mau aluno, mas um péssimo professor”.

6h27 da manhã. Décimo quarto dia de março de 2008. Hoje é o “Dia dos Carecas e da Poesia”. Essa é minha homenagem a esses grandes técnicos, carecas e poetas. Pista de Atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães em São Paulo. Dia do Yoga Run e de um treino especial de soltura para os que irão participar dos 10 K da Track&Field Run Series no próximo domingo. Chegamos a marca dos 797 quilômetros nos setenta e quatro dias do ano. A média esta em 10,7 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.857 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

2 comentários:

Nilton disse...

Expressar a essência de um técnico da maneira como foi feita, só pode ser obra de um. Wanderlei você é um desses verdadeiros técnicos, que faz a história do esporte, que realizam sonhos, transformando a vida de muitas pessoas com a corrida, mostrando que correr é muito mais que colocar um par de tênis, mas acreditar que é possível mudar, melhorar, ir mais longe, superar limites não só no esporte, mas na vida .
Espero um dia encontrar a fórmula para transformar ferro em ouro, mas antes preciso ser um diamante e para isso estou correndo sobre a supervisão de um alquimista.
Parabéns pelo dia dos carecas !!!

Anônimo disse...

Um abraço, parabens Vanderlei.
Wagner