segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

300 km


Essa é a distância de São Paulo até o município de Araraquara. Só de ida. Araraquara é conhecida como a “morada do Sol”, que é a tradução de seu nome na língua Tupi.
Se cada par de tênis dura em média 500 km, isso significa que em breve terei que aposentar um dos pares. Mas isso não é problema, pois já estou amaciando um novo para substituir um dos quatro pares que uso para rodagem. Nos treinos de qualidade, uso um modelo mais leve, porém bem acolchoado. Na prova do dia 25 de janeiro, usei um modelo novo pré-amaciado especificamente para essa prova. Foi um sucesso. O resultado e o tênis. Nada como correr nas nuvens. A função do tênis é absorver o impacto. Para se recuperar de cada treino, eles precisam de no mínimo 48 horas. Daí a necessidade de revezá-los. Quem treina apenas quatro vezes por semana tem que ter no mínimo dois pares para rodagem e um par para treinos de qualidade. Se treinar todos os dias, são necessários mais dois pares. Seus pés, joelhos e coluna lhe agradecerão. Não economize nos tênis, mas sim nos excessos, como doces, churrascos, bebidas.
Percorrer longas distâncias fracionadas é a primeira condição para você ganhar resistência aeróbia. Conseqüentemente, excelentes resultados nas competições. Sem um bom volume de rodagem, seu organismo não terá capacidade aeróbia para suportar o esforço contínuo que exige uma competição de 10 km ou mesmo uma meia-maratona (21 Km) em ritmo forte.
A principal qualidade do ser humano é a resistência. Ela o deixará mais forte e imune a certas doenças. Baixa resistência é sinal de fraqueza. Quanto maior o volume de quilômetros, maior a queima de gordura. Veja por exemplo o Marílson Gomes dos Santos e a Lucélia Peres, nossos principais fundistas do momento. São magros, porém fortes. O volume de rodagem deles é o equivalente a 150 km por semana. Metade do que fiz até agora neste mês de janeiro, sem falhar um dia sequer.
Antes de pensar em sair correndo por aí em alta velocidade, vá devagar. Pense nos benefícios para a sua saúde a regularidade de fazer longas distâncias.

6h26 da manhã. Vigésimo oitavo dia de janeiro de 2008. Dia dos treinos de biomecânica do movimento e rampas. O local foi a “ladeira da solidão” no Parque do Ibirapuera em São Paulo. O objetivo é corrigir a postura, melhorar a técnica de subida. Ganhar potência e força muscular localizada. É um ótimo exercício para fortalecer panturrilhas, glúteos, peitorais. Completados 300 quilômetros nos vinte e oito primeiros dias do ano. A média está em 10,7 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Foto: Marílson e Lucélia, nossos principais fundistas da atualidade

Nenhum comentário: