segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Brincar de correr

Quem não fica admirado em ver uma criança brincando, correndo, se divertindo? A natureza é generosa com as crianças, elas passam a impressão de que a corrida é uma brincadeira. Elas correm, leve e soltas. No início dos anos 30, o técnico sueco Gosse Holmer percebeu a necessidade de trabalhar em um único treino a velocidade, através de corridas rápidas de 50 a 100 metros, a resistência anaeróbia, com corridas contínuas com duração mais longa, e a resistência aeróbia, pela duração do esforço acima de 40 minutos até 1 hora e 20 minutos. Holmer criou o FARTLEK, palavra sueca que, traduzindo, para a língua portuguesa significa brincar de correr.

6h30 da manhã. Sétimo dia de janeiro de 2008. Saímos do Centro de Excelência BM&F de Atletismo em direção à Praça da Paz, no coração do Parque do Ibirapuera em São Paulo. Hoje o grupo era de mais de 70 pessoas. Alguns voltando de férias, em forma de “panetone”, bem recheado de frutas. Mas todos dispostos, entusiasmados para cumprirem a programação de 2008. Nada melhor do que uma ótima seqüência de alongamentos às 6 horas com a Mônica Peralta e o trabalho de biomecânica do movimento na Praça da Paz. Apesar da necessidade de atenção e cuidados com os exercícios, é motivo de muita risada e diversão com a descoordenação dos novatos. Como sempre, novatos são novatos.
Com 10 quilômetros do treino de hoje, já são 80 quilômetros nos sete primeiros dias do ano. Média de 11,4 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: