sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Suco antioxidante

Ingredientes
suco de 1 laranja e 1 limão
1 cenoura média
1 beterraba média
1 tomate
4 fatias de gengibre
18 folhas de hortelã
10 gotas de própolis (em casos de gripe, colocar 30 gotas)
2 colheres (chá) de pólen
2 colheres (chá) de levedura de cerveja

- Triturar tudo no liqüidificador e tomar diariamente in natura (sem coar) pela manhã antes do desjejum.
- Ao tomar o suco antioxidante, mentalize que você está recebendo o que a natureza tem de mais puro (energia e as vitaminas dos alimentos).
- O efeito benéfico é imediato, porém você colherá os frutos (pele saudável e intestino regular) com o uso freqüente. Antes do suco antioxidante, tomar todas as manhãs 200 ml de água natural com uma colher (chá) de guaraná em pó (em jejum).

Origem
A origem deste suco data do início dos anos 80, quando conheci um mestre de Yoga hindu, com mais de 70 anos, saudável, que me ensinou um de seus segredos, além de correr os 10 km em 42 minutos. Com o passar dos anos, acrescentei pólen, tomate e hortelã.

Análise Nutricional pelo Departamento de Nutrição da USP
O suco contém boa quantidade de antioxidantes, que são elementos que combatem o envelhecimento do organismo, até mesmo causado pelos exercícios físicos. É nutritivo, pois contém betacaroteno, vitamina E, C, vitaminas do complexo B, sódio, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, entre outros.
O pólen das abelhas contém proteínas, vitaminas do complexo B (que participam do processo de produção de ATP), carboidratos e várias enzimas. Podem ajudar na prevenção de espirros, secreção nasal e outros sintomas decorrentes das alergias sazonais.
Já o própolis é um antibiótico natural, preparado pelas abelhas, é composto de resinas, balsamos, ceras e pólen. De grande poder bactericida, é empregado nos casos de gripes, febres, afecções da garganta, vias respiratórias, má digestão. Favorece a formação de anticorpos e eleva o nível de proteínas no sangue. Também é usado em casos de cortes, picadas de insetos e herpes.
O pó de guaraná é muito conhecido como estimulante natural e pode deixar o indivíduo em sinal de alerta.
O levedo de cerveja contém um potente antioxidante, chamado ácido alfa-lipóico, que tem se mostrado promissor no tratamento de algumas lesões cerebrais.
A hortelã é cultivada em todo o mundo como agente aromatizante e fitoterápico. Relaxa a musculatura do trato digestivo, ajudando a aliviar as cólicas intestinais e a flatulência (gases). Além disso, é um antídoto para o mau hálito.
Para aqueles com propensão (ou que apresentem) ácido úrico, o tomate deve ser adicionado sem as sementes.

Nutrientes - Valores por receita
Calorias (Kcal) - 243
Proteínas (gramas) - 10,38
Lipídeos (gramas) - 1,05
Carboidratos (gramas) - 10,80

“Seja feliz e saudável cuidando de sua mente e seu corpo”

Wanderlei de Oliveira

2 comentários:

Regis..."amocorrer" disse...

Caro Wanderlei, leio sempre seus artigos e posso dizer que ja virei fã..rs..obrigado por tanta informação, sou o Regis tenho 43 anos corro desde 95, começei insentivado por um gde amigo que corre até hj, no começo recebi preciosas dicas do Heroy Fung, uma otima pessoa, aprendi um bocado com ele e com meu amigo hj com 65 anos o João moreira, que reside em Itú hj. tenho um blog no qual relato algumas coisas que julgo legais, de uma passada por lá ficarei honrado com sua visita(www.vivendoecorrendo.blogspot.com), segue um abraço...Regis(Ahh vou começar a partir de amanhã tomar o suco, adorei a receita)

Unknown disse...

Adorei a receita do suco , super natureba e vou adiconar a minha dieta, sou corredora e acredito que a dica do super suco vai me ajudar mais a melhorar minha corrida e meu tempo, tenho 48anos, fiz minha primeira São Silvestre em 2008, tempo 1;32 e fiquei viciada esse ano se deus quiser vou de novo, eu fico babando pela coisas que vc descreve do trajeto da corrida, oDodo, o sábia , a preguiça, a garça, ai que inveja santa viuuu.Entre no meu orkut , cdinha taubaté, cidaanate@yahoo.com.br