quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Sem medo de ser feliz

O que admiro nos jovens é que eles não têm medo do perigo. São valentes. Audaciosos. O que importa é conseguir o que querem. Quando me refiro em ser jovem, pode ser o de 20, 30, 40, 50, 60, 70 ou mais anos.

Na letra da música o que, é o que é? cantada por Gonzaguinha ele expressa bem esse sentimento. “Viver! E não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...”.

O Marcelo Silva, 26, advogado da CCEE, mostrou essa ousadia. No dia anterior ele perguntou se poderia tentar saber onde poderia chegar. Como venho acompanhando diariamente o empenho dele nos treinos, falei que poderia arriscar. Porém com certa cautela. Caso sinta algum desconforto, diminua.

Chegou a hora. Sem tomar conhecimento de quem estava ao seu lado, saiu disparado no teste dos 3.000 metros no Centro de Excelência BM&F de Atletismo. Os que vinham atrás, eu era um deles. Achavam que na primeira volta de 400 metros diminuiria o ritmo. Veio a segunda, a terceira, quarta volta e nada. Ele na frente. Pensamos, nos 2.000 metros passamos por ele e tchau! E nada. Última volta, é agora. Vamos!

Como na parte final da música do Gonzaguinha, “e a vida o que é? Ela é a batida de um coração. Ela é uma doce ilusão. He! Hô!... E a pergunta roda, e a cabeça agita, fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita, e é bonita...”. É a vida!

O Marcelo completou os 3.000 metros em 11 minutos e 19 segundos, média de 3 minutos e 46 segundos por quilômetro. Excelente, por ser a primeira avaliação da temporada e sua segunda experiência na distância. O primeiro teste ele completou em 11 minutos e 54 segundos.

6h00 da manhã. Décimo sexto dia de janeiro de 2008. Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, estádio Ícaro de Castro Mello. Por termos realizado o teste dos 3.000 metros (11min26seg), entre o aquecimento e o desaquecimento, fizemos 8 quilômetros no total. Já são 170 quilômetros nos dezesseis primeiros dias do ano. A média esta em 10,6 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: