quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O primeiro passo

Ano novo e muitas promessas. Assim é o povo brasileiro. Alguns prometem parar de fumar, outros parar com a cerveja no final de tarde. Muitos juram para os amigos e familiares que este ano irá mudar de vida e correr a São Silvestre. O tempo passa, os dentes começam a ficar amarelos e os pulmões negros pelo efeito tóxico do tabaco. A barriga começa avançar, na mesma velocidade como a quantidade excessiva das cervejas disputadas com os ‘amigos’, para ver quem é capaz de tomar ‘umas a mais’.

E, o sedentarismo começa a dar os primeiros sinais – uma dor de cabeça que não passa, cansaço excessivo, noites mal dormidas, o peso extra, que dificulta a locomoção e o cinto que vai aumentando de casa toda semana, o coração que acelera numa simples caminhada apressada ao banheiro.

Desculpas existem aos montes: - não tenho tempo, a minha mãe esta doente, não tenho dinheiro para pagar uma academia, não tenho carro, são as mais conhecidas.
Começo depois do Carnaval.

Hoje é o último dia de janeiro.

Mas o principal que é tomar a iniciativa e dar o primeiro passo para mudar este perfil, poucos tem.

O sedentarismo é dos males do tempo moderno que mais mata segundo a Organização Mundial de Saúde.

Dê o primeiro passo para uma melhor qualidade e vida.

6h23 da manhã. Trigésimo primeiro dia de janeiro de 2008. Parque do Ibirapuera em São Paulo, uma “Corrida Zen”. Sob as árvores, observando a natureza, os pássaros, o gramado molhado das constantes chuvas. Essa é uma boa hora para relaxar, recarregar as baterias, absorver a pureza do ar da manhã. Rico em oxigênio, uma das principais fontes de Energia para uma vida longa, sadia. Completados 335 quilômetros nos trinta e um dias do ano. A média subiu para em 10,8 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: