sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

SILÊNCIO

Foi o pedido da educadora Mônica Peralta para os mais de 30 corredores que compareceram ao Yoga Run desta manhã no Ibirapuera em São Paulo.

O objetivo era correr em silêncio, observar a respiração, a biomecânica dos movimentos.

O silêncio traz lucidez para a mente. Relaxa o corpo. Controla o estresse.

Um ótimo exemplo de concentração é o Jacob Nahmias de 75 anos, comerciante, que durante os 40 minutos de corrida lenta contou 500 passadas. Jacob que nasceu na Grécia e aos 2 meses foi morar em Israel onde viveu até os 23 anos. Era músico, tocava pistão na orquestra filarmônica de Israel. O maestro e seu professor lhe indicaram um curso em Paris, quando o navio em que estava atracou no porto de Gênova, Itália, resolveu acompanhar um amigo que vinha para o Brasil, que dizia 'é terra do café e do carnaval, vamos ficar alguns dias, depois retornamos', só que a passagem era só de ida.

A viagem durou 14 dias até o porto de Santos. Seu pouco dinheiro já estava por terminar quando um amigo viu no Jornal 'O Estado de São Paulo', em empregos, que precisavam de um repuxador na industria Pelota-Peterco onde trabalhou por nove meses até se tornar comerciante. Aprendeu a ler e escrever o português com o Jornal 'A Gazeta Esportiva'. Jacob, fala seis línguas (português, espanhol, francês, hebraico, árabe e inglês), trabalha oito horas por dia.

Participou de quatro maratonas, três vezes em São Paulo 97 em 6h08, 98 em 5h45, 99 em 4h45 e a melhor em Paris 2000 com 4h07, no mesmo ano na Meia Maratona de Buenos Aires foi o quinto colocado com 1h53. Orgulha-se em mostrar os troféus conquistados nas diversas provas que participa ao redor do mundo. Já são quase duzentos.

6h00 da manhã. Décimo oitavo dia de janeiro de 2008. Centro de Excelência BM&F de Atletismo, Ibirapuera, São Paulo. Dia especial para o descanso ativo. Corremos 5 quilômetros em silêncio. Com isso chegamos aos 190 quilômetros nos dezoito primeiros dias do ano. A média esta em 10,5 quilômetros por dia.


Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Jacke Gense disse...

Que linda história do Jacob!!! São exemplos como o ele que nos fazer dar o melhor de nós!!!
Parabéns Jacob...você é um exemplo de vida!!!