quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Moti

Bolinho da sorte.
Na tradição japonesa, o “moti” simboliza a prosperidade, fartura e o desejo de um Feliz Ano Novo. Este ano será celebrado os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Para não perder o costume, a Dona Mitico Nakatani, 75, campeã do mundo na Maratona da Espanha em 2005, com 4 horas e 15 minutos, nos presenteou com seis motis às vésperas da São Silvestre. Dona Mitico completou os 15 quilômetros da prova em 1 hora e 55 minutos, à frente de muitos jovens.
6 horas da manhã. Terceiro dia de janeiro de 2008. Reserva florestal do Parque do Estado, em São Paulo. Como sempre, correndo devagar. Hoje, acompanhado de minha esposa, a publicitária Patrícia Vismara, 32, que correu sua quarta São Silvestre. Este ano ela concluiu em 1 hora e 17 minutos, na 61a. colocação no geral entre as mais de 3 mil mulheres.
Até agora lá se foram 45 quilômetros nos três primeiros dias do ano. Se você está precisando de um “moti-vo” para se entusiasmar e começar a correr, inspire-se no exemplo das mulheres: Mítico Nakatani, que foi doente até os 60 anos e hoje treina todos os dias com uma vitalidade impressionante, e Patrícia, que começou fazendo caminhada em 2002 e hoje é uma corredora de destaque.
2008 já começou. Esta esperando o quê?
Não prometa. Faça!
Lance um desafio: - correr a São Silvestre deste ano.
Mas vá com calma. Faça um check-up médico, dentário e oftalmológico antes de dar o primeiro passo e procure orientação de um profissional do esporte com experiência comprovada em corrida de longa distância.
Lembre-se: esporte não é aventura; é ciência, metodologia e disciplina.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: