segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Grandes mestres

Segunda-feira em São Paulo. Para muitos o dia da preguiça. Para poucos, primeiro dia do ano, uma vez que retornam ao trabalho após férias coletivas. Essa época do ano no futebol profissional foi batizada de pré-temporada. Para nós do atletismo é o período de base e já estamos na segunda semana de treinos. Todas as manhãs são especiais, hoje foi a vez dos tiros em rampas. Após um longo aquecimento, que incluiu alongamentos no Centro de Excelência BM&F de Atletismo, seguimos para o Parque do Ibirapuera. Realizamos os exercícios de técnica de corrida “biomecânica dos movimentos” e, após 60 minutos de preparação, iniciamos as rampas. A inclinação da rampa foi de 45%. Acima disso, pode sobrecarregar demais as articulações, dos membros inferiores e superiores. A distância escolhida foi de 50 metros. Trabalhamos a resistência muscular localizada, força explosiva, velocidade controlada. É também um excelente exercício para se corrigir, aprimorar a biomecânica da corrida específica em subidas.
A princípio, não se usa força, mas conscientização da postura. Movimentos sincronizados dos braços. Posicionamento dos pés no solo. Velocidade de reação no impacto. Elevação. Impulsão. Amplitude para frente e para cima, sem perder o tempo exato de cada passada.
O destaque desse treino foi o senhor Oswaldo Silveira, que completou 78 anos e deu um show de vitalidade. O craque em coordenação dos movimentos é o Jacob Nahmias, de 75 anos. A dona Mitico Nakatani, 75 anos, campeã Mundial de Maratona, é o exemplo de persistência. Eles são nossos “grandes mestres”.
Segundo pesquisas do American College Sports Medicine, exercícios de alto impacto, com acompanhamento, podem prevenir a osteoporose em pessoas acima dos 60 anos.
Tudo isso aconteceu na Ladeira na Solidão.

6h00 da manhã. Décimo quarto dia de janeiro de 2008. Devido ao treino técnico de tiros em rampas, fizemos 5 quilômetros. Já são 152 quilômetros nos catorze primeiros dias do ano. A média está em 10,8 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: