quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

LSD

Não se assustem. Não é nenhuma droga alucinógena.
LSD é a sigla do long slow distance (longa distância lentamente), método de treino criado pelo técnico neozelandês Arthur Lydiard nos anos 60. Lydiard, antes de aplicar com seus atletas que fizeram sucesso nos Jogos Olímpicos, testou em si próprio, uma vez que era gordo e se considerava totalmente fora de forma. Assim ele conseguiu ganhar resistência, melhorar o sistema cardio-respiratório e condicionamento físico, a ponto de participar de competições de longa distância como a maratona (42.195 metros). Com o tempo, ele introduziu os treinos de velocidade para aprimorar seu sistema anaeróbio.
6 horas e 30 minutos. Segundo dia de janeiro de 2008. Parque do Ibirapuera. Percorremos o gramado que circunda o parque utilizando o método LSD, conversando com amigos e recebendo felicitações de Ano Novo dos vários corredores de outros estados que ainda passeiam por São Paulo.
Foram 15 quilômetros ao lado do Marcelo Silva, 28, advogado da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que assistiu à prova pela TV Gazeta e não parou de elogiar o Fernando Soléra pelo entusiasmo na transmissão.
O mais engraçado são as histórias dos que participaram da São Silvestre, como a do Antonio Alberto Oliveira dos Santos, 42, o “Beto do quimono”, que completou os 15 quilômetros em 1 hora e 40 minutos, sem andar. Até poucos meses atrás era incapaz de correr 100 metros. Foi motivado a começar a correr pela professora Mônica Peralta, que freqüentava a pizzaria Dona Pamplona, nos Jardins, onde Beto trabalhava como chefe dos garçons. Sua filha, curiosa em saber quanto são 15 quilômetros, o fez percorrer de carro a distância.
Meu amigo e atleta de alto nível Aldo Virano, organizador da Maratona Internacional de Miami, que veio especialmente para participar pela primeira vez da São Silvestre, completando em 59 minutos, relatou que foi uma experiência que não estava acostumado... uma festa.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: