terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Melhore seu desempenho profissional praticando esportes


Fazer alguma atividade física pode ser uma ótima saída para evitar problemas de saúde. A prática de esportes disciplina as atividades, regra horários e dá mais disposição para trabalhar.

Desempenho fraco, lentidão nas decisões e falta de criatividade podem ser resolvidos. Muitas empresas estão descobrindo que praticar algum tipo de esporte é uma das saídas mais rápidas e eficientes de recobrar a disposição, a agilidade e o vigor físico que a atividade exige.
A carga horária excessiva e a tensão constante em uma empresa desgastam igualmente executivos e funcionários operacionais.
Segundo o médico Renato Lotufo, especializado em medicina esportiva, fisiologista do Corinthians, comprova que em atividades estressantes há um grande nível de ansiedade e um maior número de pessoas obesas, fatores responsáveis pelo aumento de riscos de problemas cardíacos.

Os esportes mais indicados são os aeróbios, como caminhada, corrida, natação ou ciclismo. Os esportes individuais podem trazer gratificação emocional, porque permite uma avaliação exata do seu desempenho, enquanto um esporte coletivo dá margem ao questionamento de suas habilidades. Lembre-se de que você não é um atleta profissional e, portanto, não saia correndo tudo o que pode hoje, desistindo amanhã. Antes de começar, faça uma consulta a um médico, especializado em esportes ou clínico geral. Ele poderá detectar fatores de risco para orientar algum esporte e contra-indicar outros.

O exercício inadequado pode proporcionar desde problemas musculares até torções sérias de joelho e complicações cardíacas. Os exercícios orientados e acompanhados, por outro lado, fortalecem a musculatura e até diminuem os riscos de infartos.

Optando pela corrida por conta própria, por exemplo, muitos erram na intensidade a ser aplicada. Outro ponto importante diz respeito ao horário escolhido para praticar o esporte desejado. Em princípio não existe restrição. Pode ser pela manhã, no final da tarde ou até na hora do almoço. Recomenda o Dr. Renato Lotufo que o importante é que o horário não seja “atropelado” por outras obrigações e que sejam tomadas às medidas corretas de hidratação se for em um período de calor intenso. A prática de alguma atividade esportiva permitirá, de imediato, um bem-estar e uma maior disposição para as atividades diárias. É muito comum executivos que se iniciam em esportes pararem de fumar e passarem a comer e dormir melhor.

6h57 da manhã. Vigésimo nono dia de janeiro de 2008. Chove forte em São Paulo. Durante o trajeto até o Parque do Estado, não vi ninguém que se aventurasse na chuva. Chego ao Jardim Botânico. A primeira pessoa que vejo é o Dodô. Ele sorri e diz: “hoje só nós e os patos”. O Dodô, tímido, não gosta de sair de casa correndo de calção e camiseta. É comum vê-lo no parque cheio de roupa. Parece que está sempre de pijama, ainda mais hoje – frio e chuva. Até agora são 312 quilômetros nos vinte e nove primeiros dias do ano. A média permanece em 10,7 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Unknown disse...

POR FAVOR PRECISO FALAR URGENTE COM O SR WANDERLEI DE OLIVEIRA CCOMO POSSO CONSEGUIR UM EMAIL DELE??????????
MEU EMAIL É cassiacarvalho2006@gmail.com fico no aguardo.