domingo, 13 de janeiro de 2008

Pequenos mestres

Observe uma criança desde a hora que ela acorda, até a hora de dormir. Primeiro que ela acorda sem precisar de despertador. Segue os instintos naturais, de que já dormiu o suficiente. E vai dormir a hora que o corpo dá o sinal. A criança, quando está brincando, cai, se rala, faz hematomas e não chora. Só chora se um adulto se aproxima e pergunta se está doendo. Aí ela cai em prantos. Caso contrário, passa despercebido. Quando a criança acorda, ela não vê a hora de sair para brincar com os amiguinhos, não importa se está frio, chovendo. O que ela quer é se divertir.

Para a criança tudo é motivo de alegria. Conhecer novos amiguinhos. Novos brinquedos. Novos lugares. Festa para a criança é todo dia. A Luana, minha netinha, de 4 anos, passou quatro semanas perguntando para a Gisele, sua mãe, a cada manhã, se hoje era seu aniversário. Há poucos meses, a Luana conheceu a Giovanna, sobrinha da Patrícia. Sinergia total. Parecia que eram amiguinhas há anos. Brincaram o dia inteiro sem se cansar. Somente pararam na hora de ir embora para suas casas. As crianças são livres, saudáveis, incansáveis. Elas comem apenas o suficiente, para ter mais tempo de brincar. Aprenda com esses pequenos mestres – a viver com mais energia, alegria, entusiasmo!

7h00 da manhã. Décimo terceiro dia de janeiro de 2008. Depois de passar o dia inteiro de sábado em festa, acordei mais tarde neste domingo. A Patrícia e eu fomos padrinhos de casamento da minha sobrinha Daniela. Além da belíssima festa, foi bonito ver a integração entre minhas irmãs, sobrinhos, amigos e pais. Em plena chuva, fiz mais uma “corrida zen”, no Jardim Botânico de São Paulo. Hoje foram 12 quilômetros. Já são 147 quilômetros nos treze primeiros dias do ano. A média está em 11,3 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Jacke Gense disse...

Concordo em número, gênero e grau. As crianças devem ser copiadas em todos os sentidos!
São pequenos mestres que muitas vezes nos dão a maior lição de vida!
O bom que em casa eu tenho uma escola com dois professores..rs

bjs