sábado, 5 de janeiro de 2008

Dor de treino se cura com treino

Essa é uma das máximas do professor Valdir José Barbanti. Natural de Itapira, interior de São Paulo, ele foi um dos grandes atletas nos anos 70 no decatlo, prova exclusiva para homens. No primeiro dia eles competem nos 100 metros rasos, salto em distância, lançamento de peso, salto em altura e 400 metros rasos. No segundo dia, os 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e para terminar os 1.500 metros rasos. O atleta vencedor é o que soma o maior número de pontos ao final da competição. Como bom educador e atleta, é possível encontrá-lo treinando diariamente no Esporte Clube Pinheiros ou no Campus da USP, onde é Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Valdir Barbanti é o primeiro PhD em Educação Física pela University of Iowa, nos Estados Unidos ,e preparador físico da seleção brasileira masculina de basquete.

6h18 da manhã. Quinto dia de janeiro de 2008. Chovendo. Como não sou hidrossolúvel, inicio o treino bem devagar, como sempre. Às 7 horas da manhã entro na reserva florestal do Parque do Estado, em São Paulo. Vejo um sabiá brincando em uma poça d´água o que me faz lembrar de um trecho da “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias (1823-1864), poeta maranhense, jornalista, defensor da ecologia, que dizia “Minha terra tem Palmeiras, onde canta o Sabiá”. Logo adiante, na escura mata, devido à chuva, encontro um jacu, pássaro em extinção. Jacu também é um termo usado pelo caipira quando se refere a um sujeito envergonhado. Minutos depois, ainda na mata, vejo o Dodô. Aproveitamos o silêncio da floresta, para filosofar e traçar os objetivos para 2008.
Esquecemos o tempo e corremos 18 quilômetros. Já são 68 quilômetros nos cinco primeiros dias do ano.
A recompensa. Um belo copo de chá de abacaxi preparado pela Patrícia Vismara, receita da Mariana Carraro, quando o jornalista e corredor Vicent Sobrinho nos convidou para um rico jantar em seu apartamento para degustar um saboroso salmão grelhado, acompanhado de um delicioso vinho francês.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: